Primeiramente, se você caiu aqui de paraquedas e não sabe o que é o Princípio de Pareto ou a regra do 80/20, vamos te explicar! Esse princípio foi proposto pelo economista italiano Vilfredo Pareto no século XIX. Basicamente, Pareto observou que, em muitas situações, 80% dos resultados são provenientes de apenas 20% das causas. Isso significa dizer que uma minoria de esforços ou elementos são responsáveis pela grande maioria dos resultados.
Nesse sentido, o Princípio de Pareto pode ser aplicado em diversos contextos, inclusive nos negócios. Então se você gostou da ideia e quer saber como você pode se beneficiar dessa regra, vamos lá!
Quando pensamos em adotar esse princípio nos negócios, devemos falar em otimização empresarial, ou seja, precisamos identificar os 20% que geram 80% dos resultados.
Ou seja, se você já é uma empreendedora ou empreendedor, é importante compreender que uma parcela dos seus clientes é responsável pela maioria da sua receita. Certo?
Sendo assim, concentrar seus esforços em atender e manter esses clientes satisfeitos pode ser muito mais eficiente do que tentar alcançar todos os clientes igualmente.
Agora, vamos aos passos para otimizar seu negócio usando o Princípio de Pareto.
1º passo – Identifique os principais 20% dos clientes que geram 80% da receita.
2º passo – Foque em produtos e serviços mais lucrativos ou de maior demanda.
3º passo – Priorize tarefas e atividades que têm maior impacto nos seus resultados.
4º passo – Elimine ou delegue tarefas menos relevantes ou que não agregam valor.
5º passo – Estabeleça metas claras e específicas com base no Princípio de Pareto.
Além dos passos mencionados, existem ferramentas e estratégias que podem auxiliar na aplicação desse princípio. Pode ser meio óbvio e talvez você já tenha pensado nisso aí, mas a análise de dados e o uso de métricas podem ajudar a identificar o tal do 20% mais relevante para você. Gráficos de Pareto podem te ajudar a visualizar a distribuição de resultados e facilitar a tomada de decisões de forma estratégica.
Além disso, a automação de processos e parcerias estratégicas também podem ampliar a eficiência e os resultados do seu negócio. Quando pensar em otimizar seu negócio e alcançar melhores resultados, lembre-se do poder do Princípio de Pareto!