“Profissional generalista ou especialista?” Com certeza, uma pergunta muito comum para quem está definindo os seus objetivos na carreira. 

Uma forte característica do mercado de trabalho do século XXI é o fato das suas necessidades mudarem de maneira constante, diferente de outras épocas, onde as prioridades eram basicamente as mesmas: produzir e conservar alimentos.

Este fenómeno poderia ser atribuído a vários fatos históricos, como a globalização, o avanço exacerbado da tecnologia e a naturalização da conectividade nas nossas vidas. 

Neste contexto, torna- se cada vez mais complexo tomar uma decisão a respeito da vida profissional, pois são muitas as incertezas e os indícios de mudanças imediatas. Entretanto, existem algumas características profissionais que, sem importar a sua área de atuação ou o seu formato de trabalho, irão tornar os seus serviços imprescindíveis e a sua marca pessoal muito mais forte. 

Antes de adentrarmos nos pré-requisitos das autônomas empreendedores em 2023, vamos abordar as diferenças entre profissionais generalistas e especialistas, assim como suas vantagens e desvantagens na carreira. Desta forma, você poderá escolher o que faz mais sentido com o seu estilo de trabalho, e estará pronta para decidir os próximos passos. 

O que implica ser uma “Generalista”?

Embora exista a tendência de pensar que estes profissionais possuem conhecimentos mais superficiais, na prática, não é bem assim que funciona. 

O dicionário da Oxford define um generalista como: “Um indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.”

Portanto, podemos afirmar que profissionais generalistas são aqueles que conhecem pouco ou muito de vários campos relacionados à sua área. 

Por exemplo: um médico clínico geral é aquele que pode atender diversos casos, sem restrição de especialidades. 

Para o mercado de trabalho, profissionais generalistas possuem algumas vantagens competitivas, como: 

  • Liderança: o conhecimento de vários tópicos possibilita um monitoramento eficiente do trabalho das equipes.
  • Capacidade de resolver problemas inesperados e suprir ausências temporariamente. 
  • Ampla visão do funcionamento do negócio, para além de engrenagens isoladas. 
  • Necessidade de atualização constante: você estará sempre um passo à frente da sua área. 
  • Maior flexibilidade na carreira: você pode ser requisitada para trabalhar em mais projetos. 
  • Maior facilidade para se tornar especialista em alguma área.

 

Ao mesmo tempo que profissionais generalistas possuem um grande leque de possibilidades na carreira, também existem algumas desvantagens a serem consideradas: 

  • Para se destacar, você precisará saber muito de tudo que engloba a sua área: o estudo e o aprimoramento devem ocupar uma parte do seu dia. 
  • Ainda existe o preconceito de que generalistas possuem conhecimentos rasos, você deverá trabalhar duro para demonstrar o contrário. 
  • É provável que nas suas atividades, a partir de um certo ponto, você precise da ajuda do especialista, e isso é completamente normal. 
  • Profissionais generalistas ainda são maioria no mercado de trabalho, o que aumenta a concorrência e as chances de substituição. 

De qualquer maneira, qualquer profissional, seja ele generalista ou especialista, precisará desenvolver qualidades que aumentem o valor das suas entregas, a fim de conquistar confiança nos seus clientes e garantir uma maior estabilidade financeira.

E uma “Especialista”?

Mulher de frente para o computador

 

Os profissionais especialistas são aqueles que, geralmente, possuem uma formação especializada, como uma pós-graduação, ou um curso técnico. Caso não disponham de especializações, mas ainda tenham amplo conhecimento técnico de uma área específica, ao ponto de compreender e executar tudo o que a ela corresponde, ainda podem ser considerados especialistas. 

É de se esperar que estes profissionais possuam tanto conhecimento estratégico, quanto operacional, ao ponto de conseguirem, muitas vezes, desempenhar as duas frentes. Continuando com a analogia da medicina, já que o clínico geral é um generalista, poderíamos dizer que um oftalmologista é um especialista da visão. 

Existem muitas vantagens para estes profissionais também, assim como uma ampla procura: 

  • Tarefas altamente especializadas são mais valorizadas. Portanto, você poderá cobrar mais pelos seus serviços. 
  • Sendo os especialistas o menor grupo no mercado de trabalho, existe menos concorrência para cada oportunidade, enquanto a procura ainda é alta. 
  • Na sua área de especialidade, você será a máxima autoridade possível. Afinal, se alguém precisasse realizar uma cirurgia de coluna, com certeza iria preferir um cirurgião traumatologista antes que um clínico geral, não é mesmo?

 

Paralelamente, assim como no caso dos generalistas, temos também algumas desvantagens para os especialistas:

  • Mercado e serviços mais restritos, devido à especificidade.
  • Dificuldade de escolha: muitos profissionais sofrem para se decidir entre todas as especialidades possíveis dentro de um segmento. 
  • É muito mais difícil se tornar um generalista sendo um especialista, do que realizar o caminho inverso.
  • Atividades restritas e, muitas vezes, repetitivas. Você precisará se acostumar com o fato de cuidar de apenas um processo dentro da cadeia. 

 

O recomendável, para se tornar uma profissional cobiçada pelo mercado, é que, mesmo sendo uma especialista, procure entender pelo menos o básico das áreas mais próximas à sua, a fim de compreender todo o ecossistema da gestão. Este, com certeza, será um ponto de destaque perante os seus clientes e impactará também na qualidade do seu trabalho, já que você será capaz de enxergar possíveis problemas e soluções que transcendem os seus limites profissionais. 

Como tomar a minha decisão?

Se você ainda não tem certeza sobre o caminho desejado, ou já está no meio da sua carreira mas não se sente satisfeita com suas atividades, este é um bom momento para olhar para dentro de si e compreender qual é o seu perfil de trabalho e de que maneira você poderia entregar os melhores resultados. Pois, no final das contas, é isso que importa: de que maneira você impactará na vida dos seus clientes. 

Se você é apaixonada por um processo específico na sua área, e tem possibilidades de aprofundar os seus estudos, talvez escolher se tornar uma especialista seja o melhor caminho. Afinal, você poderá cobrar mais caro pelos serviços, e será vista como uma autoridade. 

Agora, se você tem interesses mais amplos, e possui uma grande capacidade de raciocínio e inteligência interpessoal, o caminho generalista é um lugar seguro para pessoas que desejam se aprimorar todos os dias. Você pode tranquilamente liderar equipes e usar o seu conhecimento vasto para pensar em soluções fora da caixa. 

De qualquer maneira, nada é “firmado a ferro e fogo”. Um tipo de profissional pode decidir mudar de caminho, se desejar. Conhecimento e experiência nunca são inúteis, muito pelo contrário: todo caminho percorrido vira currículo, portfólio, e uma grande história para contar. 

Características essenciais para empreendedoras autônomas em 2023 

2 mulheres sentadas de frente para a janela no âmbito laboral

 

Como dito anteriormente, existem uma série de características imprescindíveis para as autônomas que desejam alavancar  suas carreiras em 2023. Seja qual for a  área de atuação e nível de aprofundamento, o mercado de trabalho está sempre sedento por profissionais dispostos a se superarem, dia trás dia. E com o aumento da competitividade, esta qualidade ganha muito peso na hora da contratação. 

Frequentemente usadas como parâmetro para medir a capacidade de um profissional, as Soft Skills e Hard Skills já entram na grade curricular de muitas graduações, cursos livres e pós-graduações. Mas afinal, o que são estas “habilidades” e qual é a sua importância?

Soft Skills: 

De maneira geral, as Soft Skills, ou “habilidades suaves” em tradução livre para o português, estão ligadas ao seu temperamento, habilidades interpessoais e equilíbrio emocional. Atualmente, é sabido que, pouco importam os seus conhecimentos técnicos, se você não consegue se manter estável, ou se relacionar com a equipe sem criar desentendimentos. O mercado hoje preza pela inteligência emocional no trabalho, e tende a preferir pessoas centradas, empáticas, e que conseguem lidar com a pressão. 

Alguns exemplos de soft skills fundamentais: 

  • Resiliência 
  • Empatia 
  • Liderança 
  • Inteligência emocional 
  • Raciocínio crítico 
  • Diplomacia 
  • Comunicação 
  • Etc. 

 

É claro que, pela subjetividade que as caracteriza, as soft skills são relativas e difíceis de mensurar, ficando por conta muitas vezes da interpretação pessoal do cliente ou contratante dos serviços. 

Hard Skills: 

Já as hard skills ou “habilidades duras” podem ser facilmente medidas, pois são aquelas ligadas à sua área de atuação e que te possibilitam desempenhar um bom trabalho. Geralmente, tem a ver com o acúmulo de experiências, e conhecimentos técnicos que você adquiriu ao longo da carreira. 

Poderíamos dizer que uma advogada, por exemplo, que tenha uma oratória impecável, saiba pesquisar de maneira altamente eficiente, e tenha uma pós graduação em direito ambiental, por exemplo, tem na manga 3 hard skills diretamente conectadas com o seu trabalho em si. 

Alguns exemplos de Hard Skills são: 

  • Conhecimento específico sobre o funcionamento de um software 
  • Bacharelados e pós graduações
  • Cursos livres 
  • Experiências passadas, cases de sucesso 
  • Eficiência mensurável em tempo e resultados 
  • Etc. 

 

O mais aconselhável para conseguir e manter os melhores clientes é que você saiba perpetuar o equilíbrio entre os 2 tipos de habilidades. Desta forma, você pode se mostrar como uma profissional altamente capaz de realizar a sua função, mas também como um ser humano agradável de se ter por perto, e emocionalmente capacitado. Isso transmite confiança e eleva a percepção de valor sobre o seu trabalho. 

Pensando a longo prazo: O futuro do mercado de trabalho  

Até aqui, você deve ter percebido que não existe uma escolha certa quando falamos em carreira profissional. Principalmente, porque não há apenas um caminho para o  sucesso, mas muitos. Nesse caso, o “certo” é simplesmente aquilo que for mais leve e fizer mais sentido para o seu momento. 

No entanto, se você está pensando a longo prazo e tem medo de que alguma das vertentes profissionais “saia na frente” da outra, temos uma boa notícia para você: 

Um estudo conjunto realizado por Florenta Teodoridis e Frank Nagle, professores de USC Marshall – School of business, demonstrou reiteradamente que para obter os melhores insights, é necessário que os especialistas e os generalistas unam o que há de melhor neles a cada projeto. 

Nas palavras dos pesquisadores: “Para alcançar a inovação, você precisa de especialistas com profunda experiência em uma área e de generalistas que podem fazer conexões inesperadas em todos os campos”. Ainda, contrariamente do que poderia se esperar, a tecnologia facilita esta retroalimentação, oferecendo ferramentas cada vez melhores no ambiente de trabalho. 

Agora, se a sua preocupação é a automatização de determinadas tarefas no futuro, recomendamos que de tempos em tempos, você faça uma avaliação de riscos, e por sobretudo, tenha presente que a mente humana e as suas ideias, para além de tarefas específicas, é algo insubstituível. Então investir na sua capacidade de conectar os seus conhecimentos e ter ideias inovadoras é a maior garantia possível.

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Se você está à procura da sua liberdade financeira ou de um propósito maior no trabalho, e está sendo impossível conquistar esse cenário trabalhando na CLT, talvez esteja na hora de você tirar do papel aquele projeto de se tornar uma empreendedora autônoma, e de escolher com quem e de que forma você quer trabalhar. 

O curso Elas Resolvem Empreender foi pensado justamente para te ajudar na parte mais difícil dessa história: os primeiros passos para a sua inserção no mercado de trabalho como autônoma. 

Com ele, você poderá abandonar o amadorismo, ou mesmo sequer passar por ele, e se transformar em uma profissional que transmite confiança aos seus clientes, e sabe como posicionar o seu negócio. 

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