Por que falar sobre o LinkedIn? Algo que eu escuto muito é: “Jéssica, não consigo postar no Instagram”; “Jéssica, não sou consistente no Instagram”; “Jéssica, não tenho frequência no Instagram”.
Adiantando um pouco, Instagram e LinkedIn são coisas bem diferentes. Muita gente acha que o LinkedIn é mais para empresas, pessoas que trabalham em regime CLT e empresários e ficamos nessa dinâmica, esquecendo que autônomos e empreendedores também podem ter presença no LinkedIn e atrair clientes que sejam, por exemplo, as empresas. Portanto, o LinkedIn não se limita apenas às empresas e esses exemplos citados. O LinkedIn é uma rede de contatos profissionais, uma rede social profissional! Sendo assim, pode sim ser muito útil na prospecção dos seus clientes.
O LinkedIn é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil, contando com cerca de 51 milhões de usuários. Ele cresceu bastante nos últimos anos e as pessoas perceberam que podem migrar para lá como um canal de atração e prospecção de potenciais clientes.
Além disso, é muito mais fácil entender em que momento as pessoas utilizam o LinkedIn do que o Instagram, por exemplo. Isso porque, as pessoas que estão no LinkedIn estão lá para fazer negócios. Então, o horário delas vai ser mais ou menos assim – entre 8h e 12h e 13h até às 18h. Próximo do horário comercial, porque muitas vezes, a pessoa está trabalhando e faz uma pausa, dá uma olhada no LinkedIn, ou até coloca na própria agenda para fazer essa checagem diária.
Dessa forma, quando você faz publicações dentro desse horário, o seu alcance pode ser muito maior. E não para por aí! No LinkedIn, você não precisa usar o LinkedIn Premium para obter resultados. Você pode alcançar resultados orgânicos através da produção de conteúdo e interação. Diferente do que acontece no Instagram, o LinkedIn entrega mais o que você publica, o que é uma excelente oportunidade para aqueles que não têm dinheiro para investir em anúncios, por exemplo. No LinkedIn, você também pode preparar seu conteúdo com antecedência e programar as postagens, o que é mais conveniente do que a dinâmica do Instagram. Quer mais um ponto positivo? Lá você não precisa criar conteúdo em vídeo se não quiser. Pode fazer isso através da escrita, peças gráficas mais simples, pds, entre outros – e aí é só programar as suas postagens.
Outra vantagem do LinkedIn é a possibilidade de interagir em grupos. Assim como no Facebook, existem grupos no LinkedIn, e essa também é uma grande vantagem para fazer networking.
Mais um ponto a se destacar é que os mecanismos de busca do LinkedIn são muito poderosos. Então, você pode buscar por cargos, empresas, assuntos do seu interesse e muito provavelmente, você vai encontrar tudo com muita facilidade.
Mas é claro que para ser encontrado, você também precisa fazer a sua parte, explorando todos os recursos possíveis, fazendo um bom SEO, seguindo pessoas e empresas do seu interesse, entre outras coisas que vão te ajudar a ser visto na plataforma.
Mas como utilizar o LinkedIn da melhor forma possível? Confira essas 7 dicas para prospectar mais clientes no LinkedIn!
1 – Estruture o seu perfil
Para começar! Otimize bastante! Explore todos os recursos possíveis. Antes de iniciar a busca ativa por clientes, destaque suas habilidades, experiências relevantes e adicione uma foto profissional. Um perfil completo e atrativo aumenta suas chances de ser notada ou notado pelos potenciais clientes.
Vamos fazer um exercício, pense aí, como você acha que as pessoas podem te encontrar? Quais são as suas palavras-chaves? Pesquise por outros profissionais parecidos com você e veja como eles estão se apresentando, não é para copiar, apenas para se basear.
Não esqueça de colocar um contato seu – e, obviamente, entre na plataforma para ver se as pessoas estão te mandando mensagens por lá. Esteja ativa ali. A partir disso, você vai sim conseguir gerar resultados através dessa plataforma.
2 – Defina seu público-alvo
Depois que você otimizou o seu perfil, é hora de começar a prospectar, certo? Errado! Pois, se você começa a prospectar atirando para todos os lados, certamente a sua estratégia não vai funcionar. Então, antes de iniciar a prospecção, é fundamental definir quem são seus potenciais clientes, quem é o seu público-alvo.
Pense no perfil ideal do cliente para o seu negócio. Considere aspectos como cargo, setor de atuação, localização geográfica, tamanho da empresa, entre outros fatores. Isso vai te ajudar a direcionar sua busca de maneira mais eficiente.
3 – Utilize filtros de busca avançada
Lembra dos mecanismos de buscas já mencionados antes? Pois é! O LinkedIn oferece filtros avançados de busca e isso permite segmentar os resultados de acordo com suas necessidades.
Utilize esses filtros para refinar sua busca e encontrar os profissionais que se enquadram no perfil de seu público-alvo. De novo, alguns filtros úteis incluem cargo, setor, localização e tamanho da empresa.
4 – Envie convites personalizados
Quer outra dica importante? Envie convites personalizados! Ao encontrar um potencial cliente, envie um convite personalizado para se conectar. Evite mensagens genéricas e procure mencionar algo relevante sobre a pessoa ou sua empresa. Mostre interesse genuíno em estabelecer uma conexão e explique como você pode ajudá-lo a resolver um problema específico ou atingir seus objetivos.
5 – Cultive relacionamentos
A dica 5 é desafiadora mas muito relevante e pouco explorada – cultive relacionamentos! Após estabelecer conexões com os potenciais clientes, é importante cultivar relacionamentos. Interaja com as postagens deles, envie mensagens diretas para iniciar conversas e ofereça insights relevantes ou recursos úteis. Demonstre seu conhecimento e expertise na área.
Aproveite também para se conectar com os tomadores de decisão das empresas, eles estando na sua rede, logo vão lembrar de você. Você fazendo network da forma certa, produzindo conteúdo, interagindo direta e indiretamente vai estar dando visibilidade para você, seu negócio ou prestação de serviço. Não deixe de aplicar essa dica!
6 – Agende reuniões ou chamadas
Mais um passo importante! A 6º dica é agende reuniões ou chamadas. Quando sentir que houve um estabelecimento sólido de relacionamento com um potencial cliente, convide ela ou ele para uma reunião ou chamada, assim você pode discutir as oportunidades de colaboração ou contratação.
Seja clara sobre o objetivo da reunião e mostre como você pode agregar valor aquele negócio.
7 – Acompanhe e ajuste sua estratégia
Por último e não menos importante, acompanhe toda a sua estratégia e faça ajustes, caso seja necessário. Acompanhe o progresso das suas ações de prospecção e analise os resultados obtidos. Esteja sempre aberta a experimentar diferentes abordagens e aprender com os resultados.
Afinal, é importante seguir todos esses passos, mas eles não são os únicos possíveis.
Entenda o seu contexto, produza seu conteúdo, aborde e tenha iniciativa de prospecção ativa.