Os fundamentos do marketing nada mais são do que conceitos e definições essenciais de serem conhecidas em profundidade para a elaboração de estratégias sólidas de marketing pessoal, empresarial ou de qualquer tipo. 

Você, autônoma, é o seu negócio. Isso quer dizer que a sua visibilidade, a percepção de valor das pessoas sobre seus serviços, o fechamento de novos contratos e a fidelização dos seus clientes, tudo depende de você, em algum grau que seja. E, para desempenhar estas tarefas da melhor forma possível, o conhecimento sobre os fundamentos do marketing é essencial. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing não é um sinônimo de publicidade ou propaganda. Ele se refere a todos os processos de relacionamento que um negócio pode ter. Ou seja: O marketing engloba qualquer processo de interação, interna ou externa. 

Vamos entender melhor isso na prática? Continue lendo nosso artigo! 

Objetivos do marketing 

Você e o seu negócio não estão isolados do mundo, muito pelo contrário. Você está inserida num contexto onde existem outras profissionais, diferentes tipos de públicos, demandas e necessidades. Embora o marketing seja sobre despertar desejo e tornar as pessoas conscientes das suas necessidades, existem muitos passos antes de criar um anúncio ou escrever um conteúdo, por exemplo. 

Principalmente porque é através da especificidade que o marketing pode ser assertivo, e comunicar a mensagem certa para as pessoas certas. 

Alguns dos objetivos que o marketing pode englobar são:  
  • Lançar um tipo de serviço no mercado 
  • Criar relacionamentos duradouros com clientes 
  • Aumentar as vendas 
  • Aumentar a visibilidade (chance de vendas) 
  • Educar o mercado 
  • Ser percebida como profissional top of mind (a primeira que as pessoas pensam quando alguém menciona sua área de atuação) 
  • Entre outros. 

Os 4 Ps do marketing 

Os 4Ps do marketing ou, também conhecidos como mix de marketing é um fundamento básico que se refere aos 4 pilares principais de uma estratégia de marketing. Sendo eles: 

Produto 

O produto ocupa o papel daquilo que é consumido e não necessariamente necessita ser um objeto. No seu caso, os seus serviços são o seu produto, e até mesmo a informação em formato de livro digital ou curso online pode ser considerado um produto também. 

Nesta instância, o marketing precisa compreender a fundo o produto. Qual público ele atende? Quais problemas do público ele resolve? Pontos fortes, pontos fracos e diferenciais são o ponto de partida para desenvolver uma comunicação que desperte desejo no cliente e evidencie aquilo que chama mais a atenção dele. 

Nome e aparência comportam a primeira camada de um produto, a primeira impressão que ele pode causar, e é por isso que o processo de naming e identidade visual é tão complexo e importante para o lançamento de um produto. 

Preço 

Antes de mais nada, o preço de um produto tem a ver com o posicionamento daquela marca. Portanto, nunca pode ser estabelecido com base no achismo ou somente considerando aquilo que “é suficiente” para você. 

Através do preço, é possível influenciar o cliente sobre a qualidade do produto, pois tendemos a associar o mais barato com o mais básico. 

Ao estabelecer o preço dos seus serviços, considere os seguinte pontos:

 

  • Público: Quanto o público que você quer atingir está disposto a pagar pelo seu serviço? 
  • Valor: O preço de algo sempre deve ser proporcional ao valor que ele gera. Por valor, entenda-se: resultados palpáveis. É natural que um serviço que muda completamente a vida de uma pessoa para bem tenha um preço alto, pois o valor também é alto. 
  • Lucratividade: Quanto custou para você se capacitar e conseguir executar esse serviço? Quanto custam suas ferramentas de trabalho? Todos esses gastos precisam estar embutidos no preço, assim como a margem de lucro almejada, ou seja: o dinheiro que você quer sobrando após pagar todas as contas. 

Praça 

A praça se refere ao formato de distribuição daquele produto e ela influencia muito na percepção de valor e no preço do mesmo. Por exemplo, se você presta serviços de consultoria, você deverá pensar em como essa consultoria será disponibilizada. De maneira presencial? Online? Grupal? Individual? Qual será o cenário? As pessoas compram pelo site ou pelo WhatsApp? 

Todas essas decisões são decisões de marketing e devem ser fruto de uma estratégia previamente calculada. 

Promoção 

Há alguns anos atrás, poderia se dizer que esta era a última etapa do marketing. Hoje o conceito dos 4ps está muito mais evoluído e percebemos outras etapas importantes posteriores, como a fidelização.  

Entretanto, focando apenas nesta conceição tradicional dos fundamentos do marketing, a promoção se refere ao momento da oferta. 

Como você vai apresentar o seu produto? Existem muitas estratégias e formas de levar adiante este processo. Por exemplo: 

  • Marketing direto: Quando a comunicação é direto ao ponto e você já faz a oferta para o cliente comprar. 
  • Inbound marketing: Quando você adota estratégias para atrair pessoas ao seu produto e cria ou desperta uma necessidade latente através de informações e conteúdos. 
  • Merchandising: Quando você aparece em locais relevantes para o seu público a fim de lembrar as pessoas da sua existência e se posicionar como autoridade. 
  • Assessoria de imprensa: Quando você cria ou sugere matérias jornalísticas sobre seu trabalho para serem veiculadas nos meios de comunicação. 
  • Publicidade: Quando você cria anúncios pagos em diversos canais a fim de atrair clientes. 
  • Produção de conteúdo: Quando você cria conteúdos relevantes para o seu público para ganhar visibilidade, se tornar uma autoridade e conscientizar as pessoas sobre o seu serviço. 
  • Entre outras.  

 

Glossário dos fundamentos do marketing 

Gráficos de marketing

 

Agora que você compreendeu as bases dos fundamentos do marketing e ao que elas se referem, chegou a hora de adentrarmos ainda mais neste universo explorando conceitos e termos técnicos que, com certeza, vão fazer diferença na hora de criar suas estratégias de marketing pessoal, ou para o seu negócio autônomo. 

Fatia de mercado: 

Este termo se refere à porção de clientes que você têm, em função de todos os clientes e profissionais que existem naquele mercado, ou seja, na sua área de atuação mais restrita. 

Mercado-alvo ou Público-alvo: 

Aqui estamos nos referindo às pessoas que pretendemos impactar. Pode ser a nível macro, com o seu negócio como um todo, ou a nível micro, com uma ação específica que você planejou. 

Persona: 

É a construção de um personagem semi-ficcional, resultado de um estudo de mercado. Ele serve para entender as dores e os desejos do seu público-alvo de uma maneira mais palpável e assim conseguir criar serviços que acalmem as dores ou supram os desejos de uma maneira mais assertiva. 

Campanha 360:

É uma campanha que abrange todos os canais que o seu negócio tem. Por exemplo, você criou um cupom de desconto para o mês de janeiro e publica isso em todas as redes sociais, usando a mesma comunicação: é uma campanha 360. 

Marketing interno ou endomarketing: 

Se refere às estruturas de comunicação de uma mesma equipe (sim, isso também é marketing). Se você trabalha sozinha, provavelmente isso não te atinja muito. Mas quando há a existência de equipes, pensar em formas de tornar a comunicação limpa e estratégica é crucial para manter um bom ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e a percepção de valor daquele negócio perante os colaboradores. 

Valores e posicionamento: 

O posicionamento de um negócio se refere a forma como ele enxerga o mundo. O que é defendido, o que é atacado, como ele gostaria que a sociedade se comportasse, etc. O posicionamento pode ser de cunho político, social ou emocional e ele vai influenciar na comunicação do negócio, gerando identificação no público alvo e não-identificação no público que não é alvo, servindo assim para afunilar as estratégias. 

Patrocínio: 

Para aparecer para mais pessoas, sem ser de maneira orgânica como nas redes sociais, por exemplo, sempre alguém tem que pagar. Ou você paga por anúncios patrocinados em diversos canais, ou patrocina outras pessoas como influencers, por exemplo, para que divulguem seus serviços. 

Missão: 

Por que o negócio existe? Existem necessidades que ele supre, quais necessidades são essas e a quem pertencem? Esta é a missão do negócio e precisa estar muito bem estruturada desde o começo. 

Monte o seu planejamento de marketing para 2023! 

 

Pessoas montando planejamento

 

Como você deve ter percebido, o marketing vai muito além de fazer posts no instagram ou fazer tráfego pago (e olha que esses são apenas os fundamentos do marketing). Para traçar uma rota sólida com seu negócio, o marketing requer estratégia e planejamento, assim como monitoramento de resultados e otimização dos processos. 

Para complementar seu conhecimento, leia também: 

Você, autônoma: Saiba como montar um planejamento ideal para alcançar suas metas em 2023!

Redes sociais profissionais: como se posicionar estrategicamente sendo autônoma empreendedora 

Consiga clientes por indicação através do marketing de referência

Conheça o nosso curso: “Método Imã de Clientes”

Aprenda a alcançar pessoas que precisam do seu serviço e estão dispostas a pagar pelo seu valor. Mesmo que você não seja ativa nas redes sociais, ou não saiba por onde começar a prospectar, existem estratégias pensadas para te guiar passo a passo na construção e manutenção da sua carteira de clientes. 

[Quero conhecer o curso]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada por nos contatar!

Seus dados e sua mensagem foram enviados com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Caso queira um atendimento mais rápido, fale conosco através das nossas redes sociais: