“Profissional generalista ou especialista?” Com certeza, uma pergunta muito comum para quem está definindo os seus objetivos na carreira.
Uma forte característica do mercado de trabalho do século XXI é o fato das suas necessidades mudarem de maneira constante, diferente de outras épocas, onde as prioridades eram basicamente as mesmas: produzir e conservar alimentos.
Este fenómeno poderia ser atribuído a vários fatos históricos, como a globalização, o avanço exacerbado da tecnologia e a naturalização da conectividade nas nossas vidas.
Neste contexto, torna- se cada vez mais complexo tomar uma decisão a respeito da vida profissional, pois são muitas as incertezas e os indícios de mudanças imediatas. Entretanto, existem algumas características profissionais que, sem importar a sua área de atuação ou o seu formato de trabalho, irão tornar os seus serviços imprescindíveis e a sua marca pessoal muito mais forte.
Antes de adentrarmos nos pré-requisitos das autônomas empreendedores em 2023, vamos abordar as diferenças entre profissionais generalistas e especialistas, assim como suas vantagens e desvantagens na carreira. Desta forma, você poderá escolher o que faz mais sentido com o seu estilo de trabalho, e estará pronta para decidir os próximos passos.
O que implica ser uma “Generalista”?
Embora exista a tendência de pensar que estes profissionais possuem conhecimentos mais superficiais, na prática, não é bem assim que funciona.
O dicionário da Oxford define um generalista como: “Um indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.”
Portanto, podemos afirmar que profissionais generalistas são aqueles que conhecem pouco ou muito de vários campos relacionados à sua área.
Por exemplo: um médico clínico geral é aquele que pode atender diversos casos, sem restrição de especialidades.
Para o mercado de trabalho, profissionais generalistas possuem algumas vantagens competitivas, como:
- Liderança: o conhecimento de vários tópicos possibilita um monitoramento eficiente do trabalho das equipes.
- Capacidade de resolver problemas inesperados e suprir ausências temporariamente.
- Ampla visão do funcionamento do negócio, para além de engrenagens isoladas.
- Necessidade de atualização constante: você estará sempre um passo à frente da sua área.
- Maior flexibilidade na carreira: você pode ser requisitada para trabalhar em mais projetos.
- Maior facilidade para se tornar especialista em alguma área.
Ao mesmo tempo que profissionais generalistas possuem um grande leque de possibilidades na carreira, também existem algumas desvantagens a serem consideradas:
- Para se destacar, você precisará saber muito de tudo que engloba a sua área: o estudo e o aprimoramento devem ocupar uma parte do seu dia.
- Ainda existe o preconceito de que generalistas possuem conhecimentos rasos, você deverá trabalhar duro para demonstrar o contrário.
- É provável que nas suas atividades, a partir de um certo ponto, você precise da ajuda do especialista, e isso é completamente normal.
- Profissionais generalistas ainda são maioria no mercado de trabalho, o que aumenta a concorrência e as chances de substituição.
De qualquer maneira, qualquer profissional, seja ele generalista ou especialista, precisará desenvolver qualidades que aumentem o valor das suas entregas, a fim de conquistar confiança nos seus clientes e garantir uma maior estabilidade financeira.
E uma “Especialista”?
Os profissionais especialistas são aqueles que, geralmente, possuem uma formação especializada, como uma pós-graduação, ou um curso técnico. Caso não disponham de especializações, mas ainda tenham amplo conhecimento técnico de uma área específica, ao ponto de compreender e executar tudo o que a ela corresponde, ainda podem ser considerados especialistas.
É de se esperar que estes profissionais possuam tanto conhecimento estratégico, quanto operacional, ao ponto de conseguirem, muitas vezes, desempenhar as duas frentes. Continuando com a analogia da medicina, já que o clínico geral é um generalista, poderíamos dizer que um oftalmologista é um especialista da visão.
Existem muitas vantagens para estes profissionais também, assim como uma ampla procura:
- Tarefas altamente especializadas são mais valorizadas. Portanto, você poderá cobrar mais pelos seus serviços.
- Sendo os especialistas o menor grupo no mercado de trabalho, existe menos concorrência para cada oportunidade, enquanto a procura ainda é alta.
- Na sua área de especialidade, você será a máxima autoridade possível. Afinal, se alguém precisasse realizar uma cirurgia de coluna, com certeza iria preferir um cirurgião traumatologista antes que um clínico geral, não é mesmo?
Paralelamente, assim como no caso dos generalistas, temos também algumas desvantagens para os especialistas:
- Mercado e serviços mais restritos, devido à especificidade.
- Dificuldade de escolha: muitos profissionais sofrem para se decidir entre todas as especialidades possíveis dentro de um segmento.
- É muito mais difícil se tornar um generalista sendo um especialista, do que realizar o caminho inverso.
- Atividades restritas e, muitas vezes, repetitivas. Você precisará se acostumar com o fato de cuidar de apenas um processo dentro da cadeia.
O recomendável, para se tornar uma profissional cobiçada pelo mercado, é que, mesmo sendo uma especialista, procure entender pelo menos o básico das áreas mais próximas à sua, a fim de compreender todo o ecossistema da gestão. Este, com certeza, será um ponto de destaque perante os seus clientes e impactará também na qualidade do seu trabalho, já que você será capaz de enxergar possíveis problemas e soluções que transcendem os seus limites profissionais.
Como tomar a minha decisão?
Se você ainda não tem certeza sobre o caminho desejado, ou já está no meio da sua carreira mas não se sente satisfeita com suas atividades, este é um bom momento para olhar para dentro de si e compreender qual é o seu perfil de trabalho e de que maneira você poderia entregar os melhores resultados. Pois, no final das contas, é isso que importa: de que maneira você impactará na vida dos seus clientes.
Se você é apaixonada por um processo específico na sua área, e tem possibilidades de aprofundar os seus estudos, talvez escolher se tornar uma especialista seja o melhor caminho. Afinal, você poderá cobrar mais caro pelos serviços, e será vista como uma autoridade.
Agora, se você tem interesses mais amplos, e possui uma grande capacidade de raciocínio e inteligência interpessoal, o caminho generalista é um lugar seguro para pessoas que desejam se aprimorar todos os dias. Você pode tranquilamente liderar equipes e usar o seu conhecimento vasto para pensar em soluções fora da caixa.
De qualquer maneira, nada é “firmado a ferro e fogo”. Um tipo de profissional pode decidir mudar de caminho, se desejar. Conhecimento e experiência nunca são inúteis, muito pelo contrário: todo caminho percorrido vira currículo, portfólio, e uma grande história para contar.
Características essenciais para empreendedoras autônomas em 2023
Como dito anteriormente, existem uma série de características imprescindíveis para as autônomas que desejam alavancar suas carreiras em 2023. Seja qual for a área de atuação e nível de aprofundamento, o mercado de trabalho está sempre sedento por profissionais dispostos a se superarem, dia trás dia. E com o aumento da competitividade, esta qualidade ganha muito peso na hora da contratação.
Frequentemente usadas como parâmetro para medir a capacidade de um profissional, as Soft Skills e Hard Skills já entram na grade curricular de muitas graduações, cursos livres e pós-graduações. Mas afinal, o que são estas “habilidades” e qual é a sua importância?
Soft Skills:
De maneira geral, as Soft Skills, ou “habilidades suaves” em tradução livre para o português, estão ligadas ao seu temperamento, habilidades interpessoais e equilíbrio emocional. Atualmente, é sabido que, pouco importam os seus conhecimentos técnicos, se você não consegue se manter estável, ou se relacionar com a equipe sem criar desentendimentos. O mercado hoje preza pela inteligência emocional no trabalho, e tende a preferir pessoas centradas, empáticas, e que conseguem lidar com a pressão.
Alguns exemplos de soft skills fundamentais:
- Resiliência
- Empatia
- Liderança
- Inteligência emocional
- Raciocínio crítico
- Diplomacia
- Comunicação
- Etc.
É claro que, pela subjetividade que as caracteriza, as soft skills são relativas e difíceis de mensurar, ficando por conta muitas vezes da interpretação pessoal do cliente ou contratante dos serviços.
Hard Skills:
Já as hard skills ou “habilidades duras” podem ser facilmente medidas, pois são aquelas ligadas à sua área de atuação e que te possibilitam desempenhar um bom trabalho. Geralmente, tem a ver com o acúmulo de experiências, e conhecimentos técnicos que você adquiriu ao longo da carreira.
Poderíamos dizer que uma advogada, por exemplo, que tenha uma oratória impecável, saiba pesquisar de maneira altamente eficiente, e tenha uma pós graduação em direito ambiental, por exemplo, tem na manga 3 hard skills diretamente conectadas com o seu trabalho em si.
Alguns exemplos de Hard Skills são:
- Conhecimento específico sobre o funcionamento de um software
- Bacharelados e pós graduações
- Cursos livres
- Experiências passadas, cases de sucesso
- Eficiência mensurável em tempo e resultados
- Etc.
O mais aconselhável para conseguir e manter os melhores clientes é que você saiba perpetuar o equilíbrio entre os 2 tipos de habilidades. Desta forma, você pode se mostrar como uma profissional altamente capaz de realizar a sua função, mas também como um ser humano agradável de se ter por perto, e emocionalmente capacitado. Isso transmite confiança e eleva a percepção de valor sobre o seu trabalho.
Pensando a longo prazo: O futuro do mercado de trabalho
Até aqui, você deve ter percebido que não existe uma escolha certa quando falamos em carreira profissional. Principalmente, porque não há apenas um caminho para o sucesso, mas muitos. Nesse caso, o “certo” é simplesmente aquilo que for mais leve e fizer mais sentido para o seu momento.
No entanto, se você está pensando a longo prazo e tem medo de que alguma das vertentes profissionais “saia na frente” da outra, temos uma boa notícia para você:
Um estudo conjunto realizado por Florenta Teodoridis e Frank Nagle, professores de USC Marshall – School of business, demonstrou reiteradamente que para obter os melhores insights, é necessário que os especialistas e os generalistas unam o que há de melhor neles a cada projeto.
Nas palavras dos pesquisadores: “Para alcançar a inovação, você precisa de especialistas com profunda experiência em uma área e de generalistas que podem fazer conexões inesperadas em todos os campos”. Ainda, contrariamente do que poderia se esperar, a tecnologia facilita esta retroalimentação, oferecendo ferramentas cada vez melhores no ambiente de trabalho.
Agora, se a sua preocupação é a automatização de determinadas tarefas no futuro, recomendamos que de tempos em tempos, você faça uma avaliação de riscos, e por sobretudo, tenha presente que a mente humana e as suas ideias, para além de tarefas específicas, é algo insubstituível. Então investir na sua capacidade de conectar os seus conhecimentos e ter ideias inovadoras é a maior garantia possível.
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Se você está à procura da sua liberdade financeira ou de um propósito maior no trabalho, e está sendo impossível conquistar esse cenário trabalhando na CLT, talvez esteja na hora de você tirar do papel aquele projeto de se tornar uma empreendedora autônoma, e de escolher com quem e de que forma você quer trabalhar.
O curso Elas Resolvem Empreender foi pensado justamente para te ajudar na parte mais difícil dessa história: os primeiros passos para a sua inserção no mercado de trabalho como autônoma.
Com ele, você poderá abandonar o amadorismo, ou mesmo sequer passar por ele, e se transformar em uma profissional que transmite confiança aos seus clientes, e sabe como posicionar o seu negócio.
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