Segundo Kotler, uma tendência de mercado é “uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”. Seja por uma necessidade do público, um desejo, ou um evento externo aleatório, as tendências de mercado são padrões de comportamento que vão sendo replicados por um grande número de indivíduos. 

Neste caso, estamos falando de comportamentos de consumo de produtos e serviços, algo que sem dúvidas impacta diretamente na vida de profissionais autônomas empreendedoras (como você!). 

Estar atualizada sobre como as pessoas se comportam, quais abordagens elas preferem, quais serviços são mais procurados, é o que vai te manter por dentro do mercado autônomo e te ajudar a fazer planejamentos mais certeiros de prospecção e fidelização de clientes. 

Continue lendo este artigo para descobrir quais são as 10 principais tendências para 2023 e como encarar o mercado a partir delas!

Tendência 1: Experiência em primeiro lugar

Ao longo dos anos, a forma como as marcas e as pessoas interagem com elas mudou drasticamente. Em 2023, onde a geração Z já está com os 2 pés dentro do mercado, o marketing da experiência ganha cada vez mais importância. Mas afinal, o que é a experiência do cliente e como você pode planejar a dos seus sendo autônoma? 

Bem, tudo é uma experiência. Estar lendo este artigo agora, decidir ler mais um, clicar no ícone do Instagram e maratonar os nossos destaques, tudo isso pode ser considerado uma experiência, embora seja preliminar. Quando você decide nos enviar um direct para saber mais sobre nossas consultorias, por exemplo, você terá uma experiência mais próxima conosco. 

Uma vez que você é a nossa cliente, toda interação que houver entre nós, assim como cada resultado gerado na sua vida, fará parte da experiência Elas Resolvem, certo? 

A experiência está ligada a como seu cliente se sente em cada pequena parte da jornada: reconhecimento, interação, conversão, fidelização. O seu serviço não pode ser o único ponto de valor: como as pessoas chegam até ele e, de fato, se relacionam com você também importa e muito. Por isso, diminuir atritos na comunicação, prever possíveis problemas e soluções e, principalmente, planejar da A à Z a jornada do seu cliente, priorizando a experiência, é uma tendência de mercado que só vai aumentar. 

Tendência 2: Atenção ao marketing pessoal 

 

Mulher sendo filmada por câmera de celular.

 

O marketing, as campanhas e as conversões já não são apenas preocupações de empresas vendedoras de produtos, ou grandes marcas no geral. 

O marketing pessoal é a carta embaixo da manga de qualquer profissional autônomo que queira escalar a sua carreira e requer tanta importância quanto a prospeção, as finanças e qualquer outra área do seu negócio. 

Você, autônoma, é a cara do seu negócio: aquilo que o torna único e gera identificação com aqueles que te procuram. Portanto, fazer marketing de si mesma nas redes sociais, pessoalmente com seus clientes e alinhar a sua comunicação o máximo possível é a melhor maneira de se destacar em um mercado tão competitivo. 

Alguns aspectos fundamentais do marketing pessoal para você definir no seu negócio são: 

  • Tom de voz 
  • Identidade visual 
  • Posicionamento profissional 
  • Valores e bandeiras que você defende
  • Emoções que você quer despertar 

Tendência 3: Transparência e propósito

Continuando na linha de comportamentos de consumo que mudaram ao longo dos anos, temos mais 2 pontos de destaque: transparência e propósito. 

Em primeiro lugar, não adianta mentir para as pessoas tentando fechar uma venda. Na internet, para dar uma opinião, basta um click. Nenhum negócio que queira continuar existindo a longo prazo vai sacrificar algo tão crucial quanto a credibilidade. Ocultar informações ou mentir simplesmente não vale a pena: seja transparente sempre. 

Em segundo lugar, as pessoas tendem a se identificar mais com marcas e pessoas que trabalham por um propósito maior do que apenas ganhar dinheiro. Por exemplo, Elas resolvem ajuda mulheres a alavancarem suas carreiras autônomas, esse é o nosso propósito, e você também precisa ter um. 

 

Tendência 4: UP tecnológico 

 

Teclado de computador

 

Que a tecnologia avança a passos agigantados não é uma novidade para ninguém. Agora, incorporá-la nos processos do dia a dia, e entender, de fato, até que ponto ela pode te ajudar, é um desafio a ser ultrapassado em 2023. 

A desculpa de não ter muitas habilidades tecnológicas já não é mais aceitável nesta altura do campeonato: se quiser passar confiança para seus clientes, existem ferramentas que você precisa dominar. Entretanto, cabe a você descobrir quais ferramentas e softwares específicos são a melhor opção para a sua área e modelo de negócios. Automatização de processos, coleta de informação qualificada, captura de leads e outras funções já estão disponíveis para quem souber utilizar. 

Nem todos os setores estão acompanhando de perto a corrida tecnológica e isso pode ser uma oportunidade de levar mais um diferencial para o seu negócio. Por isso: pesquise, entenda, assista tutoriais e aplique! Faça da tecnologia a sua melhor amiga. 

Tendência 5: Atendimento omnichannel

Faz tempo que se fala em atendimento multicanal e não vai ser tão cedo que vamos deixar de falar: 2023 também promete ser um ano onde seus clientes podem te localizar de mais de uma forma. 

É importante oferecer opções, ter mais de um caminho para te encontrar e diferentes maneiras de te conhecer. Por exemplo, se um cliente te achar pelo Linkedin, provavelmente ele encontre uma versão sua mais sóbria e profissional, conteúdos mais estratégicos e informações curriculares sobre você e o seu serviço. 

Já no Instagram, ele tem acesso à sua jornada de uma maneira mais descontraída, pode conhecer seu posicionamento perante acontecimentos externos, fora do seu campo, ou a sua história pessoal. Em resumo, existem várias maneiras das pessoas chegarem até você e enviarem mensagens e você precisa explorar ao máximo cada uma delas. 

Tendência 6: Busca pelo bem-estar

 

Mulher grávida sentada no bosque meditando.

 

Principalmente após a pandemia, as pessoas estão dando mais valor para o autocuidado e o bem estar. Em uma sociedade onde tudo acontece tão depressa, e a ansiedade corre solta nas grandes cidades agitadas, relaxar, se sentir tranquilo e confiante para enfrentar o dia a dia pode ser considerado um verdadeiro luxo. 

Portanto, observamos algumas consequências como: aumento da procura por produtos e serviços que tenham como propósito aumentar o bem estar e a preferência das pessoas por rotinas e planos de trabalho mais humanizados. 

Isso serve tanto para quem pode oferecer este tipo de serviços, quanto para que, autônomas que trabalham em outra área, incluam esta visão na jornada dos seus clientes e, claro, na própria rotina, transparecendo inevitavelmente um recurso escasso e altamente desejado: o bem estar no âmbito laboral. 

Tendência 7: Nichos mais procurados

A tendência é que 2023 seja uma intensificação de processos que já conseguimos observar acontecendo em 2022. Por isso, lembre-se sempre da máxima dos negócios: “Não ofereça seus serviços para encontrar pessoas, encontre serviços para seus clientes”

Para você entender melhor, trouxemos uma previsão dos nichos mais lucrativos de 2023 e serviços que você pode oferecer dentro deles, desde que você esteja qualificada:

-Saúde e bem estar: Psicólogas, terapeutas holísticas, professoras de disciplinas como Yoga ou Meditação, massagistas, aromaterapeutas e qualquer outro serviço que vise o bem-estar do cliente, seja físico, mental ou espiritual. 

-Emagrecimento e fitness: Personal trainer, nutricionistas, cozinheiras fitness, professoras de nutrição, facilitadoras de métodos e qualquer outro serviço que contemple o emagrecimento e a adoção de um estilo de vida mais saudável fisicamente.

-Pets e Animais de estimação: Treinadoras, adestradoras, serviços de hospedagem, cuidados básicos como banho e tosa, veterinárias, terapeutas e todo tipo de serviços que sejam dedicados aos nossos amigos bichanos. 

-Relacionamentos: Teraputas de casais, mediadoras de conflitos, consultoras, planejadoras de festas de comemoração, e serviços oferecidos diretamente para casais. 

-Tecnologia e games: Redatoras, designers, desenvolvedoras web e de games, social medias, revisoras, brand designers, consultoras de marketing digital e outros serviços da área da internet e da tecnologia estão em alta há anos e continuarão a estar em 2023. 

-Poupar e ganhar dinheiro: Contabilidade, controle e planejamento de finanças pessoais e para empresas, consultoria de investimentos e outros serviços relacionados à renda sempre estão entre os mais procurados e bem valorizados do mercado. 

Tendência 8: Monetização do conteúdo

 

Celular filmando

 

A monetização de diversos conteúdos na internet, ou seja, o fato de ganhar dinheiro através de posts em redes sociais como Youtube, Instagram ou Tik Tok já é uma grande tendência, e muitas pessoas já dedicam suas vidas a esta profissão. 

Portanto, tanto quem presta serviços de maneira autônoma produzindo ou revisando conteúdo para a internet, quanto quem produz conteúdo da sua área para uma determinada rede social pode se beneficiar com esta tendência em 2023. 

Há, pelo menos, 3 maneiras de monetizar conteúdo na internet: 

Anúncios: Habilitando que antes, durante ou depois de um vídeo do Youtube, por exemplo, apareça um anúncio patrocinado. 

Patrocinadores: Marcas que pagam para que produtores de conteúdo falem sobre elas, que é o caso dos influencers. 

Membresias ou clubes de assinatura: Geralmente, representa um upgrade em uma comunidade. Você produz conteúdo gratuito em uma rede social e oferece às pessoas materiais mais aprofundados mediante o pagamento de uma mensalidade. 

Tendência 9: Fit cultural

As empresas, cada vez mais, se preocupam em construir uma cultura organizacional própria, muito ligada aos valores e ao propósito, comentado anteriormente neste post. 

Portanto, no mundo dos negócios, é bem visto fechar contratos com quem tem um “fit cultural” com a empresa. Ou seja, com quem se identifica com a cultura da mesma. 

Da mesma maneira, os consumidores de produtos e serviços procuram também esta identificação nas empresas e pessoas que eles contratam. Comprar transformou-se em um ato político, ou sempre foi e as pessoas estão percebendo isso só nos últimos anos. 

Desta forma, a melhor maneira de encontrar e fechar clientes que possuam um fit cultural com você é construindo sua persona, alinhando sua comunicação de entrada, e estabelecendo uma cultura própria do seu negócio. 

Lembre-se, autônoma: Você é o seu negócio e você decide como quer trabalhar, sob quais princípios e defendendo quais valores. 

Tendência 10: networking e indicação

 

Grupo de pessoas em ambiente laboral

 

Se você já é uma autônoma empreendedora, deve saber que a construção de um networking de qualidade é a chave para ser reconhecida no meio e que novos clientes cheguem no seu direct todos os dias. Ao mesmo tempo, fidelizar os seus clientes atuais para que eles virem promotores do seu trabalho e indiquem seu serviço para outras pessoas também é uma estratégia imprescindível. 

Ao que podemos observar, essas práticas comerciais interpessoais vão continuar ganhando força em 2023, e os profissionais dos mais variados nichos, embora concorrentes, continuarão a criar comunidades para intercambiar conhecimento, experiência e, claro, clientes.

Recomendamos fortemente que você faça parte delas!

Principalmente porque servem como uma fonte de informação atualizada sobre outras tendências que possam vir a surgir e tópicos relevantes sobre seu meio. 

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