2022 ficou para trás e, com certeza, deixou muitos aprendizados valiosos. Agora é o momento de encarar 2023 com determinação e montar um planejamento ou plano de ação que vai te guiar o ano todo até os seus objetivos. 

Avaliar indicadores, traçar metas, montar planejamentos, todas são atividades essenciais dentro do empreendedorismo autônomo. Se você quer se manter crescendo na sua carreira, nada melhor do que saber onde quer chegar e o caminho que precisa ser trilhado para isso. 

Evidentemente, existem algumas etapas e métodos para facilitar esta tarefa e otimizar os resultados. Neste artigo, vamos abordar algumas possibilidades, continue lendo para saber como montar um planejamento a todo vapor em 2023! 

O que é um planejamento estratégico e quais são seus benefícios 

Um planejamento estratégico é um processo através do qual você vai registrar a organização das suas ações em um determinado período de tempo, a fim de conquistar objetivos previamente estabelecidos. Desta forma, é possível focar naquilo que realmente vai trazer resultados desejados e continuar crescendo como profissional, sem parar para reavaliar a rota o tempo inteiro. 

Existem 3 níveis de planejamento para se atentar, sendo eles: estratégico, tático e operacional. 

Independentemente do porte do seu negócio ou da área na qual você atua, fazer um planejamento anual pode trazer benefícios como: 

  • Direcionar tempo e recursos, evitando desperdícios. 
  • Poupar tempo do dia a dia, aumentando a produtividade. 
  • Ganhar muita mais assertividade em cada ação executada. 
  • Montar uma estratégia condizente com o mercado atual. 
  • Utilizar suas próprias métricas para embasar suas decisões. 

Planejamento estratégico: 

É nele que você determina o seu rumo como profissional. Decisões amplas e de maior impacto fazem parte da sua estratégia. Aqui você vai direcionar recursos, estabelecer onde empregar seu tempo e traçar metas a longo prazo. 

Planejamento tático: 

Usando como base o planejamento estratégico, aqui você vai criar metas a curto e médio prazo que te aproximem mais dos seus objetivos maiores, concretizando assim a sua estratégia previamente estipulada. 

Planejamento operacional: 

No operacional, você vai, de fato, desdobrar ações que te levem para as metas de curto e médio prazo do planejamento tático, determinando o que você precisa executar no dia a dia e já sabendo o que esperar de cada processo. 

Antes de mais nada, onde você quer chegar? 

 

Caderno com anotações.

 

Essa é a primeira pergunta que você precisa responder, antes de planejar qualquer coisa. É através dessa meta maior que você pode pensar em metas menores que te levem no seu cenário ideal. Sem isso, você corre o risco de tomar rumos que não combinam com você ou com o que você deseja para a sua vida. 

Então, se você ainda não sabe, vale a pena tomar um tempo para pensar nisso com cuidado e se fazer as seguintes perguntas:

  • O que você deseja profissionalmente daqui 5 ou 10 anos?
  • Com quem você quer trabalhar, que tipo de público quer atingir? 
  • Quais problemas você quer solucionar na vida dos seus clientes? 
  • Quais recursos você pretende conquistar para isso? 
  • Quer trabalhar sozinha ou quer ter uma equipe? 
  • Quer abrir uma empresa formal ou usar seu nome? 
  • O seu sonho é ganhar R$10.000 por mês ou 10 milhões? 
  • O quanto você está disposta a investir para isso? 

 

Respondendo essas perguntas, você tem uma visão muito mais ampla do que você realmente quer. Agora, chegou o momento de fazer um planejamento condizente com isso, que quebre em ações menores aquilo que é imprescindível para conquistar seus sonhos. 

 

Faça um diagnóstico

Um diagnóstico é uma avaliação minuciosa de tudo que vem acontecendo com sua carreira nos últimos tempos, por exemplo, no último ano. Esta fase é importante porque te permite identificar onde você está agora, qual é o seu ponto de partida. 

Analise a fundo se os processos que você tem estão funcionando bem ou poderiam melhorar em algum aspecto, se o seu tempo está sendo realmente bem empregado, se o valor cobrado pelos seus serviços está condizente com o mercado e com o que você entrega, se você está satisfazendo seus clientes ou deixando a desejar, enfim, avalie absolutamente todo do seu negócio. 

É importante registrar essa avaliação de maneira textual ou gráfica, para que você possa conservar esse recurso e resgatá-lo a qualquer momento, assim como pensar soluções criativas para os problemas que você vai identificando (E acredite, haverá problemas ou, no mínimo, pontos a melhorar. Caso contrário, desconfie e recomece). 

Existem múltiplas fontes das quais você pode identificar e extrair informações relevantes sobre o negócio no contexto atual: 

 

  • Extrato bancário: Quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai?
  • Conversas com clientes: Algum feedback interessante? 
  • Agendas passadas: Como está a sua produtividade? 
  • Métricas de redes sociais: Você está sendo vista? 

 

Uma vez realizado e registrado este passo, vamos passar para a etapa seguinte… 

 

Trace metas alcançáveis 

 

Mural com post-its

 

Agora chegou o momento de esquecer um pouquinho onde você está e pensar aonde você quer chegar. Nesta instância, contemple os caminhos possíveis que a sua área oferece e tente fazer escolhas mais subjetivas, não é o momento de se limitar. 

Por exemplo, defina como você gostaria que fosse a sua rotina de trabalho, qual seria o seu faturamento ideal e quais são os equipamentos e recursos que precisa conquistar para isso. 

Muito provavelmente, você se pegará pensando: “Mas isso é impossível”, e é completamente normal. Mas, lembre-se: pode parecer impossível para a pessoa que você é hoje, mas não para quem você pode se tornar. Então, pense com carinho e trace suas metas conforme seus desejos mais profundos, pois tudo o que você irá realizar daqui para a frente será em função destas decisões iniciais. 

Estabelecer datas limite e indicadores de performance é uma parte importante do processo, pois eles vão tracionar suas ações e impulsionar a sua cabeça para encontrar soluções criativas aos seus problemas. 

 

Observe o que “está no meio”

Naturalmente, haverá uma distância entre o seu cenário ideal e o seu ponto de partida. Não se assuste! Agora é hora de começar a desvendar os caminhos que podem te levar ao seu destino desejado. Comece a identificar o que você precisa fazer, repetidamente, para se mover na direção correta. 

Não fique presa em loops do tipo: “Eu preciso crescer meu instagram, mas não tenho tempo, mas preciso crescer meu instagram, mas não tenho tempo”, e acabe não fazendo nada a respeito. 

Procure a criatividade para inventar soluções. Existe alguma forma de poupar tempo? Algum formato que dê menos trabalho? Posso, talvez, contratar alguém para me ajudar que seja em uma parte do processo? Ou abrir mão de alguma outra coisa que não seja tão necessária assim? Sempre há uma maneira. E se, mesmo assim, você chegar à conclusão de que não é possível executar isso agora, não se desanime, talvez existam outros passos para dar antes desse. 

O importante é criar uma estrutura de ações em cascata e registrar esse processo. Do tipo: Preciso primeiro fazer isso para depois fazer aquilo e chegar nesse ponto, para poder partir para próxima etapa e assim por diante.

Nebulosas vão existir, rotas podem ser ajustadas mas começar é necessário. 

 

Desdobrando o planejamento

Neste ponto, você precisará montar 3 planejamentos: o estratégico, o tático e o operacional. Cada um deles é importante e não recomendamos pular nenhum. Principalmente porque, no dia a dia, o operacional irá te dizer exatamente o que precisa ser feito e não será necessário ficar voltando na estratégia toda hora, o que poupa muito tempo na prática. 

Esta é a hora de pensar em formato 5w2h:

  • What (O que você vai fazer?)
  • Why (Por que você vai fazer?) 
  • Where (Onde você vai fazer?)
  • When (Quando você vai fazer?) 
  • Who (Quem estará envolvido?)
  • How (Como você vai fazer?) 
  • How much (Quanto vai te custar?)

 

E, claro, mais uma vez, lembre-se de estabelecer indicadores mensuráveis para checar de tempos em tempos se o que você está fazendo no operacional está impactando, de fato, o seu negócio como um todo. Alguns exemplos de indicadores são: 

  • ROI (retorno sobre o investimento) 
  • Ticket médio de vendas. 
  • Faturamento trimestral. 
  • Lucratividade. 
  • Visibilidade (redes sociais) 
  • Outros que você achar relevantes. 

 

Apenas acompanhe o que for realmente expressivo e importante: a ideia é otimizar o tempo e não se preocupar com tarefas desnecessárias. 

Mês de janeiro: aproveite as oportunidades

 

equipe corporativa fazendo um planejamento

 

Nos primeiros meses do ano e especialmente no mês de janeiro, as pessoas tendem a começar novos projetos ou tracionar com mais força aqueles que já executam. Por isso, a procura por serviços no mês de janeiro é maior. Use isso ao seu favor e já comece o seu planejamento com ações mais direcionadas para o começo do ano. Por exemplo: 

  • Utilize como argumento de venda o fato do ano estar apenas começando, dê exemplos de como a vida do seu cliente pode mudar para bem até dezembro se ela contratar seus serviços agora. 
  • Crie condições especiais para fechar contratos de um ano no mês de janeiro. 
  • Aproveite que as pessoas estão mais propensas a comprar e invista mais em visibilidade. 

Considerações finais sobre planejamento autônomo: 

Quando se tem um objetivo, planejar como alcançá-lo é imprescindível. Mas não podemos esquecer que existe um contexto que é necessário considerar. Por isso, ao montar seu planejamento, vale também estudar quais são as estratégias do seus concorrentes diretos, assim como ficar atentada sobre o que está acontecendo no mercado e quais são as possíveis tendências para o ano que começa. 

Inclusive, temos um artigo sobre isso aqui mesmo no blog! Antes de montar seu planejamento autônomo, leia: 

Top 10 tendências de mercado para 2023: Tudo o que uma autônoma empreendedora precisa saber para se preparar

Elas resolvem empreender: O curso que te prepara para o mercado

Se você está à procura da sua liberdade financeira ou de um propósito maior no trabalho, e está sendo impossível conquistar esse cenário trabalhando na CLT, talvez esteja na hora de você tirar do papel aquele projeto de se tornar uma empreendedora autônoma, e de escolher com quem e de que forma você quer trabalhar. 

O curso Elas Resolvem Empreender foi pensado justamente para te ajudar na parte mais difícil dessa história: os primeiros passos para a sua inserção no mercado de trabalho como autônoma. 

Com ele, você poderá abandonar o amadorismo, ou mesmo sequer passar por ele, e se transformar em uma profissional que transmite confiança aos seus clientes, e sabe como posicionar o seu negócio. 

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